quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Adeus do fenómeno...


Como apaixonado pelo futebol, é com grande tristeza que coloco este post.

Ronaldo "O Verdadeiro"; "O Fenómeno", anunciou o seu adeus ao mundo do Futebol no final deste temporada. Aquele que por muitos foi considerado o melhor do mundo e que para mim depois de maradona foi o melhor jogador de sempre a pisar os relvados, dadas todas as suas característica e potencialidade, fazendo juz á sua alcunha de fenómeno.

Três vezes o melhor jogador do mundo,Bota de ouro, é ainda hoje o melhor marcador dos campeonatos do mundo, fora outras tantas proezas que nos mostrou...pelos inúmeros clubes que passou, Barça, Real Madrid, Inter; Ac Milão, etc.

Foi o jogador que mostrou que a magia acontece no futebol e depois deste apareceram inúmeros "Ronaldos" e afins, mas nenhum deles alguma vez chegará a brilhar tanto como ele. Muito mais havia por dizer

Ele ainda não disse adeus...mas o futebol já sente a sua falta!


Fiquem com um vídeo de alguma das suas jogadas ao som da sua música...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Futebol e os árbitros...

Ora aqui vai um tema que faz manchete nos jornais constantemente!

Resolvi abordar este tema depois de ver o meu Glorioso Benfica a jogar ontem em Berlim. Não me vou queixar de foras-de-jogo nem penaltis mal assinalados. Mas uma dúvida apareceu na minha mente.

Os árbitros auxiliares em teste nesta Liga Europa, fazem-me um bocado de confusão, pois o que me parece é que eles não estão ali a fazer nada. A liberdade com que se movem parece um pouco imitada, pois não saem ali de lado da baliza, e se o que estão ali a fazer é só ver se a bola foi fora ou não, ou se realmente entrou na baliza ou não, praticamente isso quer dizer que não fazem nada. Pois há lance capitais ali a 2 ou 3 metros deles e nem uma reacção eles demonstram, nem mesmo na marcação de um canto.


Pronto, vou ser mais meiguinho, eles estão ali para ajudar, mas parece que este teste não vai ter um resultado positivo, pois até agora só vejo em campo é mais 2 árbitros para os jogadores mandarem "á fava" quando caem na área e ninguém marca penalti.

Eu acho que estes árbitros deveriam ver o seu raio de acção mais alargado/evidenciado, assim como no Andebol ou no Basquetebol onde temos 2 árbitros principais com intervenção directa no jogo. Porque não colocar estes 2 árbitros dentro de campo com liberdade para tomar decisões assim como o principal? Isso acontece numa dezena de desportos. E ao que parece sempre deu bom resultado.


Se temos a possibilidade de ter mais 1 ou 2 árbitros em campo a ajudar o árbitro designado
principal, porque não permitir uma margem de manobra maior, do que apenas limitados e falsos juízes de linha.

Talvez se eles pudessem percorrer o terreno de jogo, acompanhando de mais perto as jogadas ofensivas e defensivas, os lances capitais de jogo tivessem melhor resolução.

Acho que também devemos deixar de colocar os árbitros como bodes expiatórios das derrotas das nossas equipas, pois nem que metêssemos 50 árbitros dentro de campo, íamos ter todas as decisões acertadas.

O Futebol é um jogo de contacto com lances rapidíssimos que os árbitros tem que decidir num espaço de 2 ou 3 segundos. E isso faz com que por vezes errem e sempre irão errar. A velha máxima do "Errar é Humano" entra em jogo.

O que me têm a dizer deste teste e destes árbitros??


Abraços e saudações desportivas...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Mileuristas?

Juventude Frustrada.

Um título que me chamou à atenção na edição de Fevereiro da Super Interessante.

Parece que os jovens de hoje, faixa etária entre 18-24, têm a vida complicada, de facto. Não há porta de emprego. Não há entrada no mercado de trabalho. Está tudo congestionado. Esta geração, na qual também me incluo, agradece se tiver emprego numa área diferente das suas habilitações. A independência financeira ganha todo um novo sentido, porque pelos vistos nem a "mileuristas" (mil € de remuneração mensal) podemos ambicionar. Haja pais que nos consigam sustentar e apoiar financeiramente se quisermos ter um lar nosso, e construir família. Basicamente, é o que nos diz o artigo da revista.

Somos formados, se preciso acumalamos formação, e nada nos garante que consigamos trabalhar nas áreas que pretendemos. A vida deixa-nos a pensar, se pretendermos emancipar-nos desde cedo.

Somos uma geração que domina as novas tecnologias de comunicação. Temos iPods, temos iPhones, temos Facebook, temos Twitter, temos hi5, temos Google Buzz, temos Google Wave. Temos acesso a informação. Temos acesso a mais e mais rapidamente. Temos ... tudo online.

Temos comunicação, temos ideias. Temos condições para criar. Haja interesse, dedicação e trabalho.

A porta do mercado de trabalho está fechada à chave? Há que criar novas portas. E ser nós a fazê-las.

Presentes na Luz










Não foram dois, mas um a zero, aos Belenenses. Previsão errada. Acontece.

Gestão de resultado, e experiência Weldon. Deu para perceber que é útil é para 10 ou 15 minutos de jogo. Nada mais.

Valeu a vitória!, e siga campeonato.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vancouver 2010...e os Jogos Olímpicos de Inverno!


Vancouver 2010, os jogos Olímpicos de Inverno. Sendo eu um verdadeiro adepto de Desporto, não poderia deixar de postar algo sobre os jogos que se iniciaram hoje no Canadá.

Ao que aparente as enchentes são mais que muitas, e as pessoas rumam a Vancouver, parece que só a Neve é que tarde em não querer aparecer.

O calor é tanto, que parece que as "modelos", desculpem as atletas da equipa Americana andaram a fazer sessões de fotografia em fato de banho em plenas montanhas Canadianas...

http://sportsillustrated.cnn.com/2010_swimsuit/winter/?eref=sihp

Se for por isso acho que já ganharam a medalha de Ouro.


Espera-se também para além de ver imagens dos grandes medalhados deste jogos, excelentes imagens como as seguintes de Jogos anteriores.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ainda sobre os tempos da Delfim

Tenho uma pergunta a fazer a todos. Acho mesmo que os tempos que passámos na Delfim foram muito bons. Quando andava nos escoteiros constatei que a faixa etária com a qual melhor me relacionava era a que ficava entre os 10 e os 14 anos, a faixa etária que corresponde aos tempos... da Delfim. Não sei se será mero acaso, mas parece-me que não. De alguma forma percebo as brincadeiras estúpidas que os miúdos fazem entre si, e tenho vontade de me meter a fazer as mesmas brincadeiras estúpidas. Aliás, entre nós, parece-me que ainda temos muitos comentários que se adequariam perfeitamente àqueles tempos!

Bom, a pergunta é a seguinte: vocês também sentem que têm facilidade para lidar com miúdos naquela faixa etária? E, caso assim seja, sentem que os tempos da Delfim têm alguma influência em tal facto?

E o segundo finalista é...


O FC Porto, após bater a Académica, na outra meia final da taça da liga por 1-0, golo de Mariano já perto do final do jogo.

A académica acabou por se bater bastante bem no dragão, tendo dominado parte do jogo, e tendo mesmo a possibilidade de se colocar em vantagem por várias vezes. Mostrando que ganhou em alvalade para o campeonato não só pelo Sporting estar em baixo, mas sim por demonstrar uma boa equipa e excelente jogo como comprovou ontem.

Foi já ao minuto 82 que Mariano, colocou os azuis e brancos em vantagem com um excelente golo.

O Porto vai assim defrontar o Benfica na final da taça da liga no dia 20 de Março no estádio do Algarve.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Derbi em Alvalade....




Mais um derbi em Alvalade entre Sporting e Benfica, desta vez para a taça da liga. Desta vez com vitória por números expressivos para a turma da Luz, 1-4 foi o resultado final, a castigar um Sporting, que cedo perdeu uma unidade, talvez por infantilidade de um dos seus jogadores.

Esse foi talvez o momento marcante do jogo, pois resultou na expulsão do João Pereira e no 1º golo Encarnado. Que ampliou logo a seguir a vantagem com Ramirez. O Sporting respondeu bem, e por momentos pareceu que o Benfica já tinha tudo no papo. O Sporting reduziu e na 2ª Parte, não fosse um fora-de-jogo mal assinalado a Pongolle, e não sei se o jogo tinha acabado da mesma forma.

Já quase aos 70 minutos Luisão ampliou a vantagem do Benfica num lance de canto. E praticamente no fim do jogo, Cardozo a redimir-se do penaltie falhado no fim de semana com o Setúbal a fazer um grande golo e a fechar as contas em alvalade.
O Benfica está na segunda final consecutiva desta competição.

Abraços e saudações desportivas.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O ínicio do nosso blog.....


Amigos...

É com muito agrado que inicio o primeiro "post" deste "blog". Acima de tudo por ser o nosso "blog"! Que espero eu, retrate também de uma forma cibernaútica a nossa grande amizade. Quero contudo recordar esta amizade já longínqua no tempo, e todos aqueles momentos por que passámos juntos, e que nos deram (acho que se pode dizer) uma infância/juventude feliz.
Dando assim uma abertura oficial ao nosso "blog", que tal recordarmos alguns momentos dessa mesma infância aqui???

Fica a sugestão e um abraço para vocês.

Ass: André Pinto